A ascensão do Brigadeiro

Categorias Postado por Natália Coelho Moura às 10/30/2011 0 comentários
Leite Condensado, manteiga, achocolatado e granulado para decorar, todo mundo sabe a receita do doce mais tradicional... o Brigadeiro.

Não se sabe exatamente a origem do brigadeiro. Reza a lenda que o mesmo surgiu em 1945, quando Eduardo Gomes disputou com Eurico Gaspar Dutra a presidência da República, acabando derrotado.
Também conta a história que o Brigadeiro da Aeronáutica, Eduardo Gomes era um homem muito charmoso e, atraídas por sua beleza, as mulheres cariocas, empolgadas com a campanha eleitoral, preparavam brigadeiros (que na época chamavam negrinho) em casa e os vendiam na rua com o nome de brigadeiro, destinando o dinheiro ao fundo de campanha.

'Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro', dizia o slogan eleitoral, que não lhe rendeu os votos necessários, mas fascinou as mulheres.

Também há uma corrente que alega que o brigadeiro, na verdade, é Paulista, e surgiu em São Paulo, entre as décadas de 20 e 30. Quando o docinho surgiu, seus ingredientes básicos eram elaborados no Estado. Em 1921, a Nestlé abriu em Araras e logo passou a elaborar o pioneiro Leite Moça.

Essas são as duas correntes que abordam o surgimento do brigadeiro. Mas... deixando de lado a teoria, o fato é que o brigadeiro foi, é e sempre será o queridinho de todos.

Entretanto, ele deixou de ser aquele docinho fadado às festas infantis... o achocolatado foi substituído pelo chocolate em pó e o granulado por splitt de chocolate belga. Além disso... à receita tradicional, foram acrescidos ingredientes inusitados, como bebidas alcoólicas, especiarias, castanhas diversas e até ingredientes salgados.

Junto com essa revolução, veio a nova denominação o “Brigadeiro Gourmet”, que foi divulgada através da Chef Juliana Motter, proprietária da pioneira “Maria Brigadeiro” e autora do “Livro do Brigadeiro”.

Em terras capixabas, essa moda vem crescendo, aderindo adeptos e, aos poucos, o brigadeiros sai da “clandestinidade” das festas infantis para figurar em festas mais refinadas e, diga-se de passagem, ele faz bonito e agrada a todos! Afinal... a exceção é uma pessoa que não gosta de brigadeiros.

Prova dessa asecensão social do brigadeiro, são as constantes reportagem direcionadas ao doce. Uma que me chamou a atenção, foi a divulgada no jornal "A Gazeta" semana passada, que trouxe o doce na capa do cader "Prazer & Cia":


É fato que eu não vou divulgar as brigadeirias participantes da matéria, tão pouco as notas da mesma. Este não é o objetivo do texto! O meu objetivo é única e exclusivamente exaltar o glaumor que o brigadeiro vem alcançando!

Enfim... hoje em dia, antes de pedir um brigadeiro, pense no que quer: tradicional, meio amargo, pistache, amarula, castanhas, menta, damasco... são muitas opções! E todas ótimas para adoçar um evento.

Fica a dica! Aos poucos o Brigadeiro vai ocupando o seu lugar!

Beijinhos
Natália 

A fantástica fábrica de cupcakes!

Categorias Postado por Natália Coelho Moura às 10/28/2011 1 comentários
Gente, eu achei esse post pronto lá no fundo do baú... como ele é bonitinho e mostra vários modelos de cupcakes, resolvi publicar.

Um final de semana atrás (muito atrás) foi recheado de pedidos de cupcakes.... todos ficaram lindos (eu achei)! E dizem que gostosos.... Então, segue um exemplar de cada fabricado!

Cupcake tradicional com recheio e cobertura de brigadeiro tradicional

Cupcake de chocolate com recheio de brigadeiro tradicional e cobertura de buttercream

Cupcake tradicional com recheio e cobertura de brigadeiro 

Cupcake de nozes com recheio e cobertura de brigadeiro de Nutella

Cupcake tradicional com recheio de brigadeiro tradicional e cobertura de buttercream

O meu favorito, lindo, chique, gostoso! Cupcake de especiarias com recheio de brigadeiro meio amargo e cobertura de brigadeiro de especiarias

Cupcake tradicional com recheio de doce de leite e cobertura de brigadeiro tradicional 
Eai? Gostaram?

Beijinhos e bom final de semana (e feriado)

Porque elas merecem

Categorias , Postado por Natália Coelho Moura às 10/26/2011 0 comentários
Nas últimas semanas, eu fiz algumas embalagens e encomendas que achei uma gracinha e, por isso, decidi compartilhar com vocês, porque crianças e amigas merecem tudo de doce na vida!

Caixinha com 04 cupcakes para presentear minha amiga Letícia, que foi aprovada em um concurso público! Sucesso!


Uma caixinha bem animada, com 42 brigadeiros, encomenda de uma "boadrasta" para curtir o dia das crianças com os enteados! Adorei... achei super linda a embalagem!


Cupcakes super fofos para um Clube da Luluzinha... não ficou super feminino???? O próximo encontro de amigas na minha casa eu vou fazer igual!
Eu amei! Achei tudo lindo!!!!

Beijinhos
Natália

Teresinha - Versão 7.0

Categorias , Postado por Natália Coelho Moura às 10/26/2011 0 comentários
No dia 1º de outubro, em Cachoeiro, minha querida Tia e Madrinha Teresa completou 70 aninhos e reuniu a mulherada Cachoeirense num mega Clube da Luluzinha no restaurante Bistro! Infelizmente não pude ir, mas enviei os brigadeiros encomendados por ela!

As fotos não ficaram muito boas... foram tiradas de celular... mas dá para dar uma ideia dos doces servidos na festa!

O bolo (feito por Lucinda)

Brigadeiro Tradicional Belga

Brigadeiro de Cappuccino

Brigadeiro de Amêndoas

Brigadeiro de Nutella

Brigadeiro de Damasco com Pistache


Pena que não tem uma foto da mesa completa... mas deu para ter uma ideia de como o "conjunto da obra" deve ter ficado bonitinho na mesa toda decorada.

Beijinhos,
Natália

A primeira mídia a gente nunca esquece

Categorias Postado por Natália Coelho Moura às 10/24/2011 0 comentários
Gente...

Eu estou tão sem tempo para atualizar o blog... que o que era para ser novidade acabou ficando velho!!!!

O fato é que a primeira mídia a gente nunca esquece! E é muito bom a gente trabalhar, trabalhar, trabalhar e conseguir um espacinho em algum veículo de comunicação de renome.

E isso aconteceu comigo (que bonitinho!) e foi na época do Dia das Crianças... que o caderno "Prazer & Cia" publicou a opção de presente para as crianças oferecida pela a ChocoNat.


Chique né gente?!?!?! Eu adorei!!!! E, vou aproveitar a aportunidade, para agradecer a equipe do jornal "A Gazeta" que gentilmente me atendeu!

Beijinhos,
Natália

Aniversário do Pedro - Homem Aranha

Categorias , Postado por Natália Coelho Moura às 10/19/2011 2 comentários
No dia 1º de outubro, o Pedro comemorou aniversário com uma festa do Homem Aranha... para ornamentar a mesa, a Carol encomendou alguns cupcakes e pirulitos de chocolate e foi a própria Carol quem decorou toda a festa! Ficou uma graça e bem menino mesmo!

A mesa do bolo

Pirulitos de Chocolate no cachepot com a bola do Homem Aranha
 O detalhe das aranhinhas na mesa!


Cupcakes em um suporte super Homem Aranha! Adorei... queria um de cada tema para mim!
PS: Gente, agora que eu vi o bombom com o rosto do Homem Aranha, não fui eu que fiz... mas está super decorativo!

A propósito da organização da festa... a Carol, mãe do Pedro, também está fazendo decoração de festas para quem precisar de uma ajudinha... quem se interessar, é só entrar em contato pelo e-mail manacarolina@gmail.com .

Beijinhos a todos,
Natália

Chá de panela da Letícia

Categorias , Postado por Natália Coelho Moura às 10/14/2011 1 comentários
Amanhã, dia 15 de outubro, a Letícia se casa... semana atrás ela encomendou brigadeiros e cupcakes para comemorar o seu chá-de-panela. A decoração foi em lilás clarinho. Eu achei uma gracinha!




Ao casal o desejo de muitas felicidades e que apoveitem bemmm a festa! Com certeza será um momento único!!!

Beijinhos,
Natália

Dia dos Professores - Brigadeiros e Cupcakes

Categorias , Postado por Natália Coelho Moura às 10/02/2011 0 comentários
Dia 15 de outubro é dia de comemorar o Professores, pessoas tão importantes no nosso desenvolvimento, ótima data para agradecer por toda a participação em nossas vidas e nas vidas das crianças.

Assim, oferecemos aos pais e alunos opções de embalagens para presentear..

CUPCAKES
Sabores disponíveis para o Dia dos Professores:
Banana com cobertura de brigadeiro Meio Amargo Belga
Nozes com recheio e cobertura de brigadeiro de Nutella
Baunilha com recheio e cobertura de brigadeiro Tradicional Belga
Especiarias com recheio de brigadeiro Meio Amargo Belga e cobertura de brigadeiro de Especiarias.

Embalagens:



Embalagem com 1 cupcake


Embalagem com 04 cupcakes

BRIGADEIROS
Sabores disponíveis para o Dia dos Professores:
Tradicional Belga, Meio Amargo Belga, Castanhas, Cappuccino, Amêndoa, Nutella, Paçoca e Prestígio.

Embalagens:



Caixinha com 02 brigadeiros


Caixinha com 04 brigadeiros

Caixa com 12 brigadeiros 
Caixinha com 24 brigadeiros

Caixinha com 35 brigadeiros

As encomendas devem ser feitas até o dia 10 de outubro e, como o dia 15 é um sábado, as entregas serão feitas no dia 12 e 13 de outubro, assim os alunos presenteiam na sexta, dia 14 e os professores deliciam os presentes no final de semana.

Encomendas pelo blog, e-mail ou telefone.

Beijinhos,
Natália

Dia das Crianças - Kit Mini Patissier

Categorias Postado por Natália Coelho Moura às 10/02/2011 0 comentários
O dia das Crinças está chegando!!! Como sou uma pessoa que adoro uma cozinha e crianças, nada melhor do que comercializar um produto que transforme os pequenos em mini chefs de cozinha.

É para desenvolver essa deliciosa brincadeira que serve o Kit Mini Patissier, que faz referência aos chefs especializados em confeitaria na França.


Composto por 200gr de massa de brigadeiro tradicional belga, 80gr de granulado belga, 80gr de bolinha crispy, forminhas e mini manteiga é ideal para a criança desenvolver todo o seu lado gourmet e ainda degustar vários brigadeiros com a família e amigos.

O kit completo rende uma média de 12 brigadeiros e custa R$ 40,00 com massa de brigadeiro e granulado belga e R$ 30,00 com massa de brigadeiro e granulado tradicional. 

Interessados é só entrar em contato pelo blog, telefone ou e-mail. As encomendas devem ser feitar até o dia 09 de outubro ea entrega dos kits será no dia 11 de outubro.

Beijinhos a todos e um ótimo Dia das Crianças.

Natália